sexta-feira, maio 14, 2004

Polémica Suspeita de fraude assombra Moliére

Livro francês denuncia que o dramaturgo usava um "escritor fantasma"

Esta notícia chegou-me via mail. Será interessante divulgá-la. Lembro-me de uma teoria que surgiu também a propósito de Shakespeare.

"Aconfirmar-se a teoria, podemos estar perante uma das maiores fraudes literária de toda a História: Moliére pode não ter sido o autor de diversas obras hoje reconhecidas como fundamentais, casos de "O avarento", "Tartufo", "Misantropo" e "Don Juan". A revelação - verdadeiramente bombástica - é feita no novo livro de Denis Boissier, "O caso Moliére", que anteontem foi apresentado em Paris.
Segundo aquele romancista francês, boa parte da produção de Moliére, incluindo os títulos supracitados e outros, deve-se, na verdade, a um dramaturgo seu contemporâneo, Pierre Corneille.
"O caso Moliére" sustenta, de acordo com relato ontem publicado no jornal "France Soir", que Corneille foi o "escritor fantasma" do célebre dramaturgo do século XVII, cujo nome verdadeiro era Jean-Baptiste Poquelin.
A partir de uma investigação minuciosa sobre as biografias oficiais de Moliére e de Corneille, o escritor Denis Boissier aponta mais de uma centena de provas para a sua teoria - que tornam evidente a fraude que se mantém há mais de três séculos.
O caso, assegura o autor francês, é simples e traduz-se em várias perguntas: "Como era possível a Moliére produzir tantas obras em tão pouco espaço de tempo? Por que mudou o seu nome de Jean-Baptiste Poquelin para o pseudónimo Moliére só depois de conhecer Corneille? E por que é que este último nunca se pronunciou sobre as obras do seu compatriota?
A tese que agora expõe a "fraude Moliére" já foi defendida por diversas vezes desde 1919, quando o escritor Pierre Louys afirmou que "a assinatura do dramaturgo tem de ser comprovada". Recentemente, um outro especialista em análise estilística, Dominique Labbé, professor do Instituto de Estudos Políticos de Grenoble, revelou a "gritante proximidade" entre os textos de Moliére e de Corneille - na sua opinião, que é "99,9% segura", pelo menos 16 peças de Moliére foram escritaspelo seu autor fantasma.
Apesar de toda a polémica, os "moliéristas" não estão dispostos a aceitar a teoria do livro "O caso Moliére". Diversas instituições parisienses, desde a Universidade Sorbona até à Comédia Francesa classificaram como "absurda" atese da fraude."

Já não se pode ser génio neste mundo..?

Sem comentários: