terça-feira, fevereiro 24, 2004

Modelos vs Actores

Já uma vez ouvi falar de uma teoria que diz que nós temos sempre a tendência para fazer aquilo em que temos menos competência. Irrita-me profundamente ver o raio dos modelos a tirar o lugar aos actores. Isto já não é de agora. Telenovelas com modelos, filmes com modelos, peças de teatro com modelos... mas a mim que não sou modelo e estou longe de chegar a isso, nunca me pediram para desfilar numa passerelle ou fazer um portfólio fotografico de moda. Bem sei que a televisão vive da imagem, que os olhos também comem. Há actrizes bem bonitas e actores também. Com boas técnicas de dicção e de interpretação. Não é raro ver nos castings, as meninas e os meninos a acenarem com os recortes dos catálogos de pronto-a-vestir, para afirmarem que também são modelos na tentativa de passarem a ser actores...



Escolas de Teatro para quê? Escolas profissionais, superiores, semi-profissionais, anti-profissionais? Para quê? Toda a gente nasce com capacidade para cantar, dançar, representar. Depois só tem de a desenvolver. E é necessário o teatro de amadores, convivendo com o teatro profissional...



Mas daí a permitir que se seja "actor profissional" sem ter o estatudo devido para isso, considero-o eu (que sou actor profissional) uma enorme afronta a todos os actores profissionais, credenciados ou sindicalizados. Mesmo que isso do 'sindicalizado' seja apenas uma coisa "de honra". (Ainda irei falar do sindicato...)



Nunguém me deixa ser advogado sem curso, por mais conhecimentos de direito que tenha. Ninguém me deixa ser médico, mesmo que tenha tirado um curso de socorrista. A problemática dás profissões artísticas é que realmente lidam com capacidades humanas quase inatas (para não dizer mesmo - inatas). No entanto, até os jogadores de futebol se dividem por... DIVISÕES!



Ruy de Carvalho a contracenar com um fulano que só porque disse no Big Brother que queria contracenar com esse actor e isso acontece (porque a estação televisiva ATÉ era a mesma). Parabéns! Eu hei-de telefonar às produtoras a dizer o mesmo...



Castings para companhias de teatro? Realmente "quem te avisa, teu amigo é..." Mas isto fica apenas entre amigos...



Os modelos, possuem agentes. Há agências de modelos. Que interferem no mercado de trabalho dos actores. Não que isso me aconteca a mim. Felizmente, trabalho não me falta. Mas porque é que só há meia dúzia de agentes (quase privados) de meia dúzia de actores? As agências de casting para actores são ridículas. Movimentam-se num círculo restrito. Saltitam entre Porto e Lisboa... E apenas para um circulo restrito de propostas.



As profissões artísticas em Portugal, estão sujeitas à lei da selva. Uns comem-se aos outros (por vezes das formas mais hetero-doxas ou homo-doxas.) Passar a perna é palavra de ordem. A rasteira é a boa-acção mais apreciada.



Mundo cão ou não eu gosto dele. Mas dá-me pena que em certas coisas sejamos ainda tão "feudais"...

Sem comentários: