sábado, setembro 17, 2005

O Velho da Horta - Gil Vicente



"Esta seguinte farsa é o seu argumento que um homem honrado e muito rico, já velho, tinha ua horta. E andando ua manhã por ela espairecendo, sendo o seu hortelão fora, veio ua moça de muito bom parecer buscar hortaliça, e o velho em tanta maneira se enamorou dela que per vias de uma alcoviteira perdeu toda a sua fazenda. A alcoviteira foi açoutada e a moça casou honradamente. Entra logo o velho rezando pela horta .
Foi representada ao mui sereníssimo rei D. Manuel, o primeiro desse nome, era do senhor de 1512"

Inspirámo-nos na tradição, já perdida, do teatro ambulante para fazer este espectáculo popular, didáctico e divertido. Dois actores , com uma mala de madeira, uns panos e mais uns poucos adereços podem levar este “Velho da Horta” do Mestre Gil Vicente a toda a gente( desde a praça e outros espaços ao ar livre, passando pela escola e a sala de aula, até aos salões, colectividades, auditórios e teatros) e toda a gente pode ver.
Uma proposta de teatro ágil.

Autor – Gil Vicente
Dramaturgia, direcção plástica e encenação – Gil Filipe
Interpretação – Gil Filipe e Nuno Loureiro

Duração – cerca de 60 minutos
Condições técnicas – este espectáculo não exige condições técnicas especiais podendo ser realizado em qualquer espaço que garanta o conforto do publico e actores e o mínimo ruído.

Contactos para espectáculos:

Gil Filipe - 91917476444 ( epiliflig@hotmail.com )
Nuno Loureiro - 917023481 ( subpalco@hotmail.com )

Sem comentários: