sábado, outubro 04, 2008

O momento da verdade

O famigerado (usando um anacronismo para determinar que foi gerado pela fama) do "Momento da Verdade" que a Sic transmite, é o tema a que me proponho a falar.

Nos tempos idos de Roma, os romanos entretinham-se e alienavam-se com o espectáculo da morte dos cristãos ou dos gladiadores.
Em vários países existem os espectáculos "underground" de lutas de animais. Já em inglaterra no tempo de Shakespeare eram costumeiros os espectáculos de ataques a ursos.

Desde sempre o ser humano necessitou de barbárie para excitar a sua bestialidade.
Até no século passado, os reality shows vieram dar um novo cunho pretensamente mais soft sobre o espectáculo da vida humana. Cada vez mais a troco de dinheiro.

Não só havia os programas de talentos, onde as pessoas tentavam a sua sorte e ridicularizava-se à espera de ganhar uns trocos, como a busca da fama levava à exposição ridicula em programas como Ídolos e derivados.

Hoje, séc. XXI assistimos à devassa da vida privada, a troco de dinheiro, mais uma vez. É a crise que leva a estes actos? Ou é a nossa nova forma de beber sangue na barbárie da vida humana?

Antigamente, essa barbárie era bem mais animalesca, mais carnal, era necessário sangue.

Com o advento do conhecimento sociológico e o desenvolvimento de valores morais que defendem a integridade fisica, não restou aos patrões do "circo romano do novo milénio" procurar a melhor forma de adaptar algo que nos é genético, à luz dos novos tempos.

Nada melhor do que sugeitar familias à exposição, à degradação, à lavagem de roupa suja em praça pública. Mesmo depois dos estragos feitos em pleno programa, sucede-se a onda de comentários e recolha dos destroços, contagem de cadáveres, de tudo o que restou ou começa a desmoronar-se em familias até ali completamente anónimas.

Será que 25.000 euros é compensatório?

Estamos a falar de um conceito, que os filósofos gregos defendiam como objectivo a atingir para viver uma plenitude: o conceito de belo, o conceito de verdade.

A verdade hoje em dia já começa a ganhar outros contornos.
Só quem tem um passado cheio de mentiras suculentas, para serem agora expostas à luz do dia e que revertem em dinheiro (apesar do choque traumático que a familia passe a viver de agora em diante) é que pode e deve participar no dito programa.

Viver uma vida honesta, de verdade, de conformismo e coerência com valores morais e sociais já não é bem a mesma coisa.

O programa é catártico em alguns aspectos (como era catártico o desmembramento de um humano) ou os Autos de Fé que a Inquisição faziam em praça publica.

Em tempo de crise precisamos de catarses... mas entre um programa como "O momento da Verdade" e um bom filme pornográfico, prefiro a segunda opção...

Sem comentários: