quinta-feira, dezembro 18, 2008

BALLETEATRO - RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Concurso nacional e internacional até dia 22 de Dezembro

Estão abertas as inscrições para um concurso nacional e internacional de residências a realizar ao longo do ano de 2009, em períodos definidos (ver regulamento).
O prazo expira a 22 de Dezembro de 2008.
O objectivo deste concurso é desafiar artistas de diversas áreas a apresentarem projectos de explorações dentro das artes performativas em condições de imersão criativa.
Mais informações devem ser solicitados através do e-mail producao@balleteatro.pt

balleteatro
residência 2009
concurso nacional e internacional

As residências por concurso têm como objectivo criar uma oportunidade a criadores de diversas áreas de desenvolver projectos específicos dentro das artes performativas em condições de imersão criativa.
A residência decorrerá nos seguintes períodos 6 a 13 de Fevereiro ou 8 a 15 de Maio 2009.
O prazo das candidaturas expira em 22 de Dezembro de 2008.
Resultados divulgados a 15 de Janeiro de 2009.
O concurso é nacional e internacional.


1. Regulamento

Estão abertas as inscrições para um concurso de residências a realizar nos períodos de 6 a 13 de Fevereiro ou 8 a 15 de Maio 2009. Prazo expira em 22 de Dezembro de 2008 e os resultados serão divulgados a 15 de Janeiro de 2009.
O objectivo deste concurso é desafiar artistas de diversas áreas (dança, teatro, performance, música e instalações/artes plásticas) a apresentarem projectos de explorações dentro das artes performativas. É portanto objectivo da residência criar uma oportunidade a criadores de desenvolverem projectos específicos dentro das artes performativas em condições de imersão criativa.
As candidaturas devem referir-se a um projecto concreto de trabalho e devem prever pelo menos uma acção que se possa abrir à cidade. Esta acção não deve ser confundida com uma apresentação final resultante do laboratório em si.
Os projectos a concurso devem prever trabalho com pessoas locais a seleccionar mediante critérios definidos pelo(s) autor(es) do projecto.
Os projectos devem ser apresentados por escrito de forma sucinta e sempre que os criadores considerem importante podem ser acompanhados de outros suportes visuais. Deve ser ainda enviada uma breve bio do responsável ou responsáveis do projecto. Este material deve ser enviado para balleteatro praça 9 de Abril, 76, 4200 – 422 porto.
A duração das residências pode ser variável em função da especificidade de projectos seleccionados.
O balleteatro coloca ao dispor uma casa com alojamento para um máximo de cinco pessoas. Em caso excepcional pode ser ainda considerado um espaço alternativo para apoio ao alojamento. Dispõe ainda de um auditório, uma sala de ensaios e serviços anexos. O balleteatro dará o apoio técnico e é responsável pela produção e divulgação necessária do projecto no período de residência.
Os criadores responsabilizam-se por concretizar os seus objectivos e devem facultar ao balleteatro qualquer registo e documentação do processo. A apresentação no final da residência realizar-se-à no auditório do balleteatro e com possibilidade de haver mais que uma réplica. A apresentação pode não ter necessariamente um carácter de espectáculo, mas uma partilha aberta e informal das propostas em exploração.
Caso o projecto tenha continuidade num futuro, o balleteatro deverá ser referido como co-produtor.


2. Critérios de Selecção das propostas para residência

Propostas que apresentem um projecto de experimentação-investigação para determinados aspectos das artes performativos.
Propostas que apresentem um carácter alternativo e criativo dentro das artes performativas.
Propostas em que se perceba uma boa relação entre idealização e conceptualização e execução e praticabilidade técnica e artística.
Propostas que apresentem uma acção pertinente e estimulante com a comunidade local.
Propostas que envolvam de forma criativa os participantes em geral.


balleteatro
praça 9 de Abril nº 76
4200-422 Porto
tel. 225508918
www.balleteatro.pt

Sem comentários: