segunda-feira, fevereiro 16, 2009

A crise de 1929 e a crise de 2009

Dá que pensar... ou pelo menos pensem nisto...

Em 2008 O ministro alemão do Interior, Wofgang Schaeuble, lembrou à imprensa alemã que a crise econômica mundial que começou em 1929 levou Adolf Hitler ao poder - e que a actual pode apresentar riscos políticos tão graves quanto aquela.

“Sabemos, graças à crise económica mundial dos anos 20, que uma crise econômica pode produzir uma ameaça incrível para o conjunto da sociedade. As consequências dessa depressão levaram a Adolf Hitler, e indiretamente, à Segunda Guerra Mundial e à Auschwitz”, afirmou Schaeuble à revista alemã Der Spiegel. A entrevista será publicada na edição da próxima segunda-feira.

Segundo o ministro, a actual crise constitui uma “quebra histórica que depois será relatada nos livros de História, como o 11 de setembro de 2001″.

Evoluímos não é? Demos passos largos rumo à Democracia (conceito agora inválido). A diferença entre os anos 30 e o séc XXI está no apuro das técnicas fascistas e ditatoriais. Hitler queria controlar o mundo... E o FED e o FMI? Agora não temos um Hitler... temos vários...

E reflictam em mais uma coisa:

Quando era ministro do Interior, em 2005, Sarkozy havia estigmatizado a "escória" dos subúrbios provocando sérios tumultos nos bairros periféricos (maiormente compostos por emigrantes).
Actualmente, Presidente da França, Sarkozy insurge-se com políticas nacionalistas e proteccionistas...

E os Estados Unidos? Os polícias do mundo fazem alguma coisa em relação a isso? Não... É mais importante invadir o Afeganistão em busca do "falecido" Bin Laden ou tentar a todo o custo atacar o Irão, perigoso terrorista armado com armas nucleares...

Só lamento que as pessoas tenham memória cada vez mais curta...

Sem comentários: