quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Tenho uma teoria...

Ora bem, hoje acordei com uma teoria.
A teoria de que para causar boa impressão em qualquer evento, jantar, café, etc é necessário ter-se uma teoria. Não interessa sobre o que é. Desde que seja uma boa teoria. E também é sempre fixe quando nos sentamos no café e sabemos um pouquinho mais sobre o conceito de "entropia" que impressiona qualquer rapariga de olhos azuis e pele clara...

Os portugueses adoram teorias. Ao contrário dos ingleses que por sinal são bem mais pragmáticos.
O pragmatismo nos portugueses é um pouco como o feijão na Etiópia... Quase nada abundande...

Os portugueses adoram discutir sobre algo... inclusive discutir sobre a própria discussão que estão a ter.

É claro que se esta discussão for ouvida por algum português ao lado, este irá teorizar sobre o que os outros dois estão a discutir. É por isso que parámos para ver um acidente: para poder teorizar sobre o que aconteceu... e depois poder dizer: se fosse eu a conduzir, teria feito isto ou aquilo...

Daí que ouvimos muitas frases como "Se fosse comigo...", ou "Se acontecesse comigo" acompanhada por "Eu teria feito". O português adora os verbos no Condicional com a conjunção "Se"... Portugal gosta de ter liberdade "condicional".

Ou seja, em teoria o Português nas mais diversas áreas faria sempre melhor: No futebol - Qualquer adepto faria sempre melhor que o árbitro, ou que o atacante que falhou um golo. Na política - Qualquer ´Zé faria sempre melhor do que os mamões que estão no governo, ou que o presidente da camara.
Aliás, eu acho que trataria melhor a minha vizinha boazona que vive com aquele palhaço armado em bom.
Neste momento o Apelido mais ilustrativo do Português, já não é o Silva, nem o Santos, nem o Dias... mas sim o Faria. Por exemplo: Joaquim Faria, o António Faria, a Joana Faria, O José Socrates Faria... mas não faz...

Ou seja: o Português é de facto extremamente competitivo com os outros - está sempre a afirmar que "fazia sempre melhor - se lhe tivessem dado a oportunidade para o fazer" mas pior que tudo é a "estirpe" do Portugues que diz que até faria mas não faz para não se chatear. A pior coisa que pode acontecer a um Português, é chatear-se porque tem de fazer alguma coisa. Por exemplo: O alfaiate cortou a baínha demasiado curta... O portugues quando chega a casa repara que parece o Cantinflas... mas não vai lá voltar a reclamar que o homem lhe arruinou as calças... não, porque não está para se chatear... a solução é usar as calças o mais descaídas possivel. E assim o portugues orgulha-se da sua capacidade de: 1º não criar conflitos; 2º não se chatear; 3º ser criativo.

Então é motivo para ficarmos muito orgulhosos do nosso espírito Português - Fazemos sempre melhor... mas na teoria...

Por exemplo: eu próprio estou a fazer o exercício favorito dos portugueses, como bom portugues que sou: o do Bota-Abaixo.

Os brasileiros têm o Bota-Fogo, nós temos o Bota-Abaixo (homólogo do Bota-Abaixo estudantil).

Portugal é um país maravilhoso, ainda estudado por alguns antropólogos de renome.

E por hoje a minha teoria fica por aqui... porque se me estico muito, acabo por me chatear, deixar de ser criativo, criar conflitos e ter de passar à prática...

Sem comentários: