terça-feira, março 10, 2009

Faltam 47 dias para o 25 de Abril...

Começo a pensar que o 25 de Abril não foi uma revolução mas sim uma insurgência.
O meu pai costuma dizer-me: tu não sabes destas coisas não viveste no tempo da ditadura. Ao que costumo responder: eu não nasci no tempo do fascimo, talvez. Mas vivo actualmente no tempo da ditadura. Naquela ditadura bem mais perigosa, porque está disfarçada nas pequenas coisas socialmente aceites. E na discussão dizia: não sabes o que é não ter liberdade de expressão. Então não sei? Hoje em dia não se manda ninguém preso. Abafa-se por outros meios (desacredita-se, monta-se todo um teatro para descredebilizar alguém, disfarça-se, manipula-se)
Até acho que o fascismo pelo menos era mais honesto (e ingénuo) por isso é que é tão óbvio e fácil de combater um regime fascista.

O 25 de Abril serviu para libertar o povo da opressão do regime. Muito bem! Aplaudo todos os que estiveram na revolução e aplaudo todos os que vivem e subsistem à custa do revivalismo ou saudosismo dos idos tempos do PREC. Mas continuo a perguntar... porque é que o PREC ficou a meio caminho?

Simples: porque os ditos revolucionários não prestaram atenação aos burgueses oportonustas (ou será que alguns burgueses oportunistas actuais não terão sido revolucionários activos do PREC

Hoje em dia, o tipo que andou de enxada a construir um caminho comunitário, é o gajo que é administrador da BRISA e cobra portagens...

O gajo que fazia a distribuição comunitária do campo agrícola, hoje é o gajo da construtora civil que compra o terreno para loteamentos de luxo (especulados).

O que foi o 25 de Abril afinal? O que mudou? Segundo Lavosier: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Então se nada se perde, perdemos as ideologias fascistas? ou estas se transformaram? Criou-se a verdadeira democracia, ou esta se transformou? Temos agora uma ditadura democrática ou uma democracia fascista? Parece-me que de facto o 25 de Abril não trouxe tanta liberdade como se pensa... trouxe mais uma simbiose de ideologias...

Onde estão os direitos do homem que os revolucionarios soletravam? Nenhum deles ainda está vivo e activo no parlamento? Ou serão já seres raros nos claustros da Assembleia da República?

Onde está essa Grândola Vila Morena, terra de fraternidade? Ou já está parecida com a terra prometida da qual os Judeus foram expulsos?

Onde estão os princípios democráticos da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade?

Que liberdade de expressão pode ter um trabalhador a recibos verdes, ou um assalariado de uma multinacional que fecha as portas para ir para um país com mão de obra mais barata que a nossa?

Onde estão os direitos civis violados pelo novo código do trabalho?

Esta minha opinião vale o que vale... Ainda se há-de discutir se o 25 de Abril deverá ser feriado ou não... E a festa do Avante será um museu saudosista, onde se vai apenas comer bifanas e beber mojitos só para não dizer que se esqueceu também de Cuba...

Em nome de todos aqueles que sobrevivem por condições de vida condigna, eu grito bem alto:
Chega de cinismos...

Sem comentários: