segunda-feira, novembro 15, 2004

Uma pergunta existencial...

Depois do meu especáculo, os miúdos que vão assistir podem fazer perguntas aos actores. As perguntas podem ser sobre os mais variados temas. E realmente hoje fixei-me mais numa pergunta (que já me foi feita variadas vezes) que um dos alunos me fez. A pergunta era tão simples como isto: "Gostam da vossa profissão?"

Realmente, o que nos levará no fundo a gostar de ser actores? Neste meio ambiente haverá tantas coisas assim que nos fazem ter uma paixão por esta arte? Hoje já não sei. Há quem goste de ser actor, porque não sabe fazer mais nada e este é o último reduto de sobrevivência. Há quem goste de ser actor, porque está na moda e a fama traz outros dividentos (ser actor é só um pretexto). E há quem goste de ser actor porque sente que é uma missão que lhe foi incumbida. Que através do teatro pode passar uma mensagem, mudar ideiais, ser didático, causar sorrisos entre inumeras outras coisas.

Mas para quem quer escolher pelo último caminho, este é o mais duro de todos! O mais ingrato, o menos reconhecido. Mas a quem se mantiver nesse caminho mais tortuoso, os meus parabéns. São os que realmente gostam da sua profissão.


Sem comentários: