segunda-feira, abril 11, 2005

O Teatro está caduco...

Esta foi uma frase que me ficou na cabeça durante a semana passada. O Teatro está realmente a ficar caduco... Que de novo tem o Teatro trazido à sede dos Homens?O Teatro está transformado numa "passerelle" de actores mediatizados! São as versões teatrais dos Morangos com Açúcar. São as peças com os elencos "de novela". São as produções de massa.

O Teatro está a transformar-se numa "Aristocracia Falida". Os novos actores que só conhecem a arte de representar iniciada na televisão, têm agora como final objectivo povoar os palcos com peças desprovidas de desempenho técnico aceitável. É o Teatro mediatizado. São os produtores a aproveitarem-se dos actores mediatizáveis para encher as salas. São os interesses industrais a entrar pelas salas do teatro adentro.

O Teatro está caduco... São as adlrabices despegadas, charlatães que sobem aos palcos, altares dessacralizados.

Não me admira nada que um dia se faça uma versão teatral da Quinta das Celebridades.

Já não se vai ao teatro para celebrar a vida, para ostracizar os medos, para catarcisar as angústias, para rir da existência.

Vai-se ao Teatro para ver ao vivo os animais de circo que apareceram a público pela primeira vez enjaulados na Televisão...

1 comentário:

klaudiah disse...

olha desculpa mas o teatro nao esta caduco....os grandes grupos de teatro é k estao a trazer para palco jovens k se calhar nao percebem tanto e so se querem exibir porque se formos aos grupos de teatro amador ve-mos em alguns sitios grandes espectaculos em ate um simples figurante ja faz um grande papel e sem ele a peça nao seria a mesma